Select Menu
Select Menu

Noticias

Games

Entretenimento

Tecnologia

Ciência

Análises

Humor

Vídeos

Especial

» » » Como foi descoberta a velocidade da luz?


Fabricio Piton Prior 07:38 0

como foi descoberta a velocidade da luz?

Não foi com a ajuda do Flash :) 

A especulação sobre a velocidade da luz é um fato que ocorre desde a antiguidade. Até meados do século dezessete acreditava-se que a velocidade da luz não acabava, ou seja, era infinita e que ela se transmitia de forma instantânea de um ponto para outro. O físico Galileu Galilei criticou essas idéias e julgou que esses argumentos, defendidos por algumas pessoas, eram errôneos. Assim sendo, Galileu, também conhecido como o pai da experimentação, realizou experimentos na tentativa de esclarecer essa questão. A experiência que ele realizou consistia em tentar calcular o tempo para perceber a luz de uma lanterna a uma distância de aproximadamente 2 km. Sabendo desse tempo e da distância na qual se encontrava a lanterna, ele era capaz de calcular a velocidade da luz.

O que Galileu fez estava correto, no entanto ele não teve sucesso com sua experiência. Hoje sabemos que a velocidade da luz é um número muito grande, c = 300 000 km/s, na experiência realizada por Galileu, a luz gastava 10-5 s para percorrer a distância de 2 km. Esse é um tempo muito pequeno e na época não existiam aparelhos capazes de realizar essa medida, por isso Galileu não obteve sucesso em seu experimento.

Com a morte de Galileu, vários outros cientistas continuaram tentando descobrir qual o valor da velocidade da luz. Entre eles estava o astrônomo dinamarquês Ole Roemer que, observando um dos satélites de Júpiter, chegou à conclusão de que a velocidade da luz não é infinita e que sua velocidade era igual a 225 000 km/s, o que corresponde a um valor bem próximo do que atualmente conhecemos. Outros dois cientistas, Leon Foucault e Albert Michelson, se interessaram pelo assunto e, em seus estudos e experiências, chegaram à conclusão de que a velocidade da luz é c = 2,9977 x 108 m/s, um valor mais próximo do que hoje conhecemos. Albert Michelson aprimorou uma ferramenta chamada interferômetro por 25 anos para chegara a esse número.

Graças à continuidade dos estudos e pesquisas que o valor da velocidade da luz é um dos valores de maior precisão no campo da Física. Durante análises de trabalhos e pesquisas de vários cientistas, os físicos chegaram à conclusão de que o valor da velocidade da luz é igual a: c = 2,997925 x 108 m/s





«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Leave a Reply