Select Menu
Select Menu

Noticias

Games

Entretenimento

Tecnologia

Ciência

Análises

Humor

Vídeos

Especial

» » » » Exoesqueleto pronto para abertura da Copa


Fabricio Piton Prior 06:19 0

Homem paraplégico ficará de pé e deverá chutar uma bola na abertura da Copa do Mundo 2014
paraplégico ficará de pé e deverá chutar uma bola na abertura da Copa do Mundo 2014
Faltando menos de duas semanas para o início da Copa
do Mundo 2014, as expectativas e o entusiasmo do público com relação à demonstração do projeto Andar de Novo, que o neurocientista Miguel Nicolelis fará na abertura do evento, só aumentam. A curiosidade e as dúvidas da comunidade científica com relação ao que vai ser demonstrado, também.

O script vem sendo anunciado há mais de dois anos. Antes de a bola começar a rolar nos pés de Neymar, Hulk e companhia, às 17 horas do dia 12, um brasileiro paraplégico deverá se levantar de uma cadeira de rodas, caminhar sobre o gramado da Arena Corinthians e chutar uma bola de futebol.

Para isso, o paciente usará um exoesqueleto robótico controlado por seu próprio cérebro, desenvolvida ao longo dos últimos anos pelo neurocientista brasileiro em seu laboratório da Universidade Duke, nos Estados Unidos, em colaboração com pesquisadores no Brasil e de vários países.


A função do exoesqueleto, ou robô, será fazer o que o sistema nervoso do seu usuário perdeu a capacidade de executar: transmitir os comandos de "mova-se" do cérebro até as pernas, utilizando, no lugar da medula espinhal, um sistema de "interface cérebro-máquina" (ICM) capaz de decodificar a atividade elétrica dos neurônios e traduzi-la em sinais eletrônicos digitais, compreensíveis a um robô.

Esperamos que seja um gol de placa para a ciência. 

Por Mago Nerd

Via Jornal o Estado de São Paulo

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Leave a Reply