Select Menu
Select Menu

Noticias

Games

Entretenimento

Tecnologia

Ciência

Análises

Humor

Vídeos

Especial

» » » Morre nos EUA o criador do mouse


Fabricio Piton Prior 05:58 0


Este homem revolucionou o modo como interagimos com os computadores. Nos usamos suas invenções e nem nos damos conta da genialidade por trás delas. 

Douglas Engelbart, o homem que inventou o mouse de computador e ajudou a desenvolver muitas das tecnologias básicas de computação que hoje utilizamos, morreu aos 88 anos.

A notícia parece ter sido anunciada pela primeira vez através de um tweet do Computer History Museum de Mountain View, SRI International na California, onde Engelbart realizou muitos dos seu trabalhos e que significa o “Instituto de Douglas Engelbart”, que confirmou a morte de Engelbart ao Mashable.

Engelbart deu a primeira demonstração de um mouse de computador em 9 de dezembro de 1968, que já foi apelidado de “Mãe de Todos os Demos.” Além do mouse, Engelbart mostrou muitas tecnologias hoje comuns na informática, incluindo a vídeo-conferência, processamento de texto, hipertexto e edição colaborativa. Sua pesquisa também foi pioneira na forma de interfaces gráficas de usuário.

Um pouco antes da demonstração, Engelbart fez o pedido de patente do mouse, que recebeu em 1970. Era uma casca de madeira simples com duas rodas de metal, que a aplicação descreve como um “indicador de posição XY de controle para o movimento da mão para mover um cursor sobre a tela em um tubo de raios catódicos”.

Engelbart recebeu muitos prêmios por suas pesquisas, incluindo a Medalha Nacional de Tecnologia, entregue pelo então presidente Bill Clinton em 2000. Ele também recebeu o prêmio Pioneer Computer, do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e ainda presenciou sua cidade natal, Oregon, declarar 24 de janeiro de 2002 o dia do “Douglas C. Engelbart “.


Engelbart tinha uma esposa chamada, Karen O’Leary Engelbart, quatro filhos e nove netos, de acordo com a Wikipedia.

Fonte: Zuti

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Leave a Reply