Select Menu
Select Menu

Noticias

Games

Entretenimento

Tecnologia

Ciência

Análises

Humor

Vídeos

Especial

» » » » Qual a chance de um asteroide atingir a Terra?


Fabricio Piton Prior 08:31 1


Não há previsão de um choque entre um NEA (asteroides que passarão perto da Terra) nos próximos anos, mas os astrônomos estão buscando cada vez mais precisão no acompanhamento destes corpos celestes. As previsões dizem que uma grande colisão ocorre a cada 100 milhões de anos. Mas um choque que libere cerca de 1 milhão de megatons de energia de um asteroide de 2 km de diâmetro, por exemplo, ocorre a cada 1 milhão de anos e mataria uma quantidade substancial de pessoas, segundo a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana).

Isso significa que você tem uma chance em 40 mil de um asteroide te matar como resultado de uma colisão. Segundo a Caixa Econômica, a chance de ganhar a Mega Sena em um jogo é uma em 50.063.860.
As pesquisas espaciais rastreiam NEAs maiores do que 1 km, que são grandes o suficiente para causar grandes catástrofes. Mas existem milhares objetos menores do que isso, com energia equivalente a uma grande bomba nuclear, que podem atingir a Terra em algum momento do próximo século ou do outro.

A atmosfera nos protege da maioria dos NEAs menores do que 40 m de diâmetro, ou energia de impacto de cerca de três megatons. A partir deste tamanho até cerca de 1 km de diâmetro, um NEA teria impacto em escala local. Acima de uma energia de um milhão de megatons (diâmetro de cerca de 2 km), um impacto produziria graves danos ambientais em uma escala global -- com um "inverno" que causaria fome e doenças em todo o mundo. Impactos ainda maiores podem provocar extinções em massa, como a que terminou com a era dos dinossauros, na escala de 100 milhões de megatons.

Os astrônomos estimam que existam cerca de mil NEAs maiores do que 1 km de diâmetro e mais de um milhão maiores do que 40 metros de diâmetro (o limite aproximado para a penetração na atmosfera da Terra). O maior objeto tem menos de 25 km de diâmetro.



Por exemplo, o asteroide 2013 GM3 tem uma chance em 6.670 de atingir a Terra de 2028 a 2113; o asteroide 101955 1999 RQ36, uma em 1.410 chances entre 2169 a 2199; o 99942 Apophis (2004 MN4), uma em 256 mil em 2068 (veja mais no site da Nasa).

Fim do mundo narrado por Galvão Bueno: 



Fonte: Uol

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

1 comentários Qual a chance de um asteroide atingir a Terra?