Select Menu
Select Menu

Noticias

Games

Entretenimento

Tecnologia

Ciência

Análises

Humor

Vídeos

Especial

» » » Sabe quais os insetos mais consumidos no mundo?


Fabricio Piton Prior 15:03 2



Atualmente cerca de 2.000 milhões de pessoas consomem insetos no mundo.

A sugestão deve-se a estimativa de que em 2030 o mundo terá 9.000 milhões de habitantes e estes precisarão ser alimentados, nada mais justo que comer insetos.

Na realidade nos já até comemos um inseto em pó e nem sabemos disso. Este inseto é a cochonilha, que é moido e usado na fabricação de corantes para alimentos. A cochonilha é aquele bichinho que geralmente forma uma crostinha branca nas folhas no seu jardim.

Em um documento intitulado ‘Insetos Comestíveis: Perspetivas Futuras para a Segurança Alimentar‘, a agência das Nações Unidas, informa que os insetos sempre fizeram parte da alimentação humana, mesmo que, atualmente seu consumo regular se concentre apenas em partes da Ásia, Africa e América Latina.

O relatório lista os insetos mais consumidos no mundo, são eles:
  1. Escaravelho – 31%

  2. Lagartas -18%

  3. Abelhas, vespas e formigas -14%
Outras especies igualmente saborosas são gafanhotos, cigarras, cupim, libélulas e moscas. Particularmente acho um absurdo não constarem na lista, as baratas e as formigas.

A organização defende a criação de insetos como a uma das melhores soluções para a insegurança alimentar futura. Eles são nutritivos, possuem altos níveis de proteínas, gordura e minerais e 7 vitaminas… São quase um cereal com leite!
Informam também, que apesar do desgosto popular, o consumo de insetos possui um baixo risco de transmissão de doenças animais, como a doença da vaca louca e a gripe aviária.

Para finalizar as informações nutritivas, destacam também que os insetos podem ser consumidos inteiros, transformados em farinhas ou pastas, ou ainda incorporados em outros alimentos.

Eva Muller, diretora de economia e política floresta da FAO, lembra que, 20 anos atrás, sushi, peixe cru e outros pratos da culinária japonesas também eram tabus.  

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

2 comentários Sabe quais os insetos mais consumidos no mundo?

  1. Você ilustrou o post com um escorpião, que é aracnídeo e não inseto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, contudo isso é um mero detalhe e não mudou de forma alguma a qualidade da postagem, que é muito boa!

      O autor da postagem é um blogger que quis trazer algo diferente, não é um taxonomista.

      Agora responda: Qual é o problema de no título estar escrito insetos e a primeira imagem ser de um aracnídeo? Você acha que aracnídeos como os escorpiões não são consumidos?

      Seja mais humilde ao corrigir os outros, camarada!

      Excluir